Boston City FC … do povo, pelo povo, para o povo

O Boston City FC foi fundado em abril de 2015, por Renato Valentim, um bem sucedido empreendedor imobiliário e proprietário dos restaurantes Tavern in the Square. Valentim, fã de futebol desde a infância, queria criar uma organização que educasse e desenvolvesse o futebol, o trabalho em equipe e as habilidades de liderança na juventude, proporcionando entretenimento acessível ao público e fortalecesse o amor de Boston pelo futebol.

Boston é uma cidade esportiva, com muitos habitantes apaixonados por esportes. É também uma capital educacional, lar de inúmeras faculdades e universidades que atraem estudantes de todo o mundo. Boston é conhecida por sua rica história de imigração também. Muitos imigrantes vieram para Boston da Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal, Brasil e outros países onde o futebol é parte integrante da cultura. Valentim decidiu localizar sua equipe na área da grande Boston devido à paixão da cidade por atletismo, alta população estudantil e raízes de imigração. Ao criar o Boston City FC, Valentim espera ajudar o futebol da comunidade de Boston.

Valentim é atualmente o CEO e gerente do Boston City FC. Ele fez uma parceria com o presidente do clube e o treinador Jorge Ferreira da Silva (Palhinha), ex-jogador de futebol profissional brasileiro. Valentim acredita que a experiência de Palhinha como campeão ganhando jogador de futebol e como treinador de jovens jogadores em equipes ao redor do mundo dará ao Boston City FC uma grande vantagem à medida que a organização se desenvolve e cresce.

O Boston City terminou a histórica temporada de inauguração da Premier League Soccer League de 2016 em segundo lugar na Conferência do Atlântico Nordeste, avançando para os playoffs, o que foi uma grande conquista para o clube do primeiro ano.

Demorou três horas de atraso, tempo extra e uma disputa de pênaltis para desalojar os Leões da pós-temporada NPSL em uma perda de coração para o Legacy 76 de Williamsburg, VA, como uma primeira campanha bem sucedida chegou ao fim.

O Boston City jogou 17 partidas em 2016, vencendo 10, empatando 2 e perdendo 5 para terminar atrás do atual campeão da NPSL, o New York Cosmos B, em uma das conferências mais difíceis da liga. Jogando em casa partidas no Malden Catholic High School, que incluiu uma multidão de 927 torcedores para a abertura da temporada em 1 de maio, o zagueiro Gabriel De Souza, o meia Michael Bustamante eo goleiro Vitor Scariot venceram todas as honras individuais da NPSL.

Em 2017, os Leões se classificaram para o prestigiado Lamar Hunt US Open Cup pela primeira vez e venceram fora de casa no primeiro round, vencendo os pioneiros do Western Mass Pioneers por 5-4 nos pênaltis, depois de um empate em 2 a 2. O Boston City sofreu uma derrota em casa por 2 a 1 para o GPS Omens na segunda rodada.

O Boston City jogou 12 partidas da temporada regular em 2017, vencendo 6, empatando 3 e perdendo 3 para terminar em segundo na realçada Divisão do Nordeste da Atlantic Division White e novamente avançando para os playoffs. O Lions novamente caiu no primeiro obstáculo do playoff, perdendo por 2-1 em casa para o Hartford City.

O artilheiro Isaac Nana Addai, que chegou à rede 13 vezes e também forneceu 7 assistências e ganhou um prêmio Mitre Nattional NPSL da Semana, foi emprestado no final da temporada para o clube de primeira divisão do Campeonato Paulista Ferroviaria, com o objetivo de ganhar uma transferência permanente.

A Cidade de Boston lançou seu Programa de Parceiros de Futebol Juvenil em março de 2017, formando ilicitudes com programas locais de futebol da cidade e também fez parceria com o Museu do Esporte da Nova Inglaterra, que agora inclui os artefatos do clube entre suas exposições.

A Boston City FC Brasil foi formada em 2017, com o clube e a academia da mesma cadeia em Manhuaçu, no estado de Minas Gerais, em setembro.